Pousada Terraço Penedo - TERRAÇO PENEDO

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Pousada Terraço Penedo

Penedo é uma cidade linda, com a natureza exuberante e seu clima privilegiado.
Esse  vale cheio de pequenos rios e cachoeiras, foi colonizado por filandeses  que plantaram uma imensidão de árvores frutíferas, construiram chalés nordicos, trouxeram suas danças, seu artesanato e cultura.
Penedo possui diversos pontos turisticos que contam sua história.

Casa do Papai Noel: É feita em troncos, da mesma forma como as primitivas casas do interior da Finlândia.

Clube Finlandes: Foi fundado em 1943 pelos pioneiros finlandeses e brasileiros que desejavam um lugar para suas festas e reuniões. Tem como fundamento principal preservar a tradição e a cultura finlandesa de Penedo. O baile finlandês que acontece todo sábado à noite é uma tradição que vem sendo mantida desde sua fundação.

Museu Finlandes: Sua finalidade principal é difundir a cultura, a arte e o folclore finlandês. Seu acervo, montado a partir de coleção particular doada ao povo de Penedo por Eva e Marcus Hildén, está aberto ao público desde 1982 e em 1993 foi doado ao Clube Finlândia. Nele encontramos diversos objetos, muitos trazidos da Finlândia, outros feitos pela própria família de Dona Eva e também uma seção de artesanato, feita pelos finlandeses moradores em Penedo. Dentre os muitos objetos, encontramos: diversos tipos de tapeçaria, trabalhos artísticos em vidro, objetos de artesanato em madeira, coleção de livros, folhetos, revistas e fotografias com referência à Finlândia e os trajes típicos usados nas grandes festas, os “nacionais”.

Pequena Finlancia: Provido de diversas lojas comerciais é o ponto alto de compras da cidade. Possui ainda um espaço cultural, com teatro de arena para apresentações ao ar livre, e um salão para apresentações de música, cinema e teatro.

Truta Viva: Além da pesca, oferece uma saborosa atividade: degustar os patês e as casquinhas à base do peixe.
Cachoeira de Deus e Tres bacias são lindas cachoeiras que não se pode deixar de ir quando se visita Penedo.Aproveite para tomar um maravilhoso banho em suas águas.

Passeio Diurno
Visita às cachoeiras
As Três Bacias, localizadas no Rio das Pedras, são afastadas da região central da cidade e na região mais alta, ao longo do curso do rio. Oferece mais privacidade, pois é menos visitada. Destaca-se pela formação de três pequenas bacias de pedra. Suas águas são extremamente limpas e frias, propícias para banhos.
       

Visita   ao Pico do Penedinho
O Pico do Penedinho é um mirante com altitude de 600m onde é possível   ver parte dos municípios de Itatiaia e Resende, Penedo e a Serra da Índia. A trilha começa em uma   pequena mata. Após trinta minutos de caminhada (contando as paradas para   descansar e admirar o visual) chega-se ao topo do pico, onde há uma   cruz. A vista é maravilhosa! É recomendável, porém, fazer este   passeio no inverno, pois a trilha é toda aberta, sem árvores.
Local.:Penedo RJ
Obs: É necessário solicitar autorização na Casa do Chocolate.
Horário: de 9:20 às 15:30h

Galeria da Eila - famosa tapeceira   finlandesa
 "Há artistas que encantam pelo trabalho excepcional. Outros fascinam   pela personalidade poderosa, que supera até os aspectos formais do que   produzem. Poucos, no entanto, unem um trabalho de grande qualidade a autênticas   lições de vida."  
Local.: Penedo RJ
Endereço: Travessa da Galeria, 55
Tel.: 24   3351 1277
Horário: aberta diariamente das 9:00 às 17:00h
   
Trilhas   à Cavalo no From Penedo
 O cavalo é um delicioso meio de transporte para passeios de distância média.   Pode-se alugar com facilidade mangalargas marchadores para grupos, com   acompanhamento de guias especializados. Além das cachoeiras, você vai   conhecer lindos recantos, onde o silêncio só é quebrado pelo som dos pássaros   ou do marulhar das águas. Aproveite o ar puro e as belas vistas com o Maciço   do Itatiaia ao fundo.
Local.: Penedo RJ
Endereço: Rua das Palmeiras  24 33511380 [Tatalo]
24 9999-2671
   
Museu   da D. Eva
 O Museu Finlandês da Dona Eva era uma coleção particular aberta para o   público desde 1982 e, em maio de 1993, foi doada para o Clube Finlândia por   Eva e Marcus Hildén. A finalidade do museu é mostrar e contar algo sobre a   Finlândia, um país pequeno e distante do Brasil. No museu encontram-se mais   de mil objetos trazidos da Finlândia, do começo do século XX, quando os finlandeses   aqui chegaram
Local.: Penedo RJ
Endereço: Av. das Mangueiras, 2601
Tel: 24 3351 1374
Horário: de 2ª a sábado, de 10h às 17h; aos domingos, de 10h às 15h
Entrada: R$6 / R$3 (meia)


  

  

Parque Nacional do   Itatiaia
  A mais antiga reserva ecológica do país onde se encontram o belíssimo   "Lago Azul" e a cachoeira "Véu de Noiva", uma queda   d’água de trinta metros. No parque é possível também conhecer muito sobre   plantas e animais da Mata Atlântica, não só pela observação direta como   também pela visita ao Museu da Fauna e da Flora.
Local.: Itatiaia
Obs: É proibida a entrada de animais domésticos.
Horário: Parte baixa:
início: 8h - permanência até 17h
Parte alta: 7h às 14h - permanência até 17h

               
Prateleiras e Pico das   Agulhas Negras
 O cume das Agulhas Negras está situado na parte alta do Parque Nacional   do Itatiaia, na divisa entre os estados de Rio de   Janeiro e Minas Gerais, fazendo parte da Serra da Mantiqueira.   As temperaturas chegam a até -10°C.  De seu cume é possível avistar vários  pontos da região, tais como a Represa do Funil, a Serra Fina, a região  de Visconde de Mauá, a vasta região do Vale do Paraíba.
Local.: Itatiaia
Fotos: Prateleiras e Pico das Agulhas Negras cedidas pela Araucaria Ecoturismo.
 
Copyright 2016. Todos os direitos reservados Pousada Terraço Penedo - Itatiaia - Penedo RJ - Brasil.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal